- Conheça a História do Campeonato
-
1988 O Botafogo montou uma verdadeira seleção regional com jogadores de Itaberaba, Ruy Barbosa, Cafarnaum, Irecê e Utinga, quando foi escrever o time no campeonato municipal de Utinga a LDU- Liga Desportiva de Utinga rejeitou a inscrição de jogadores com residência em outro município mantendo a mesma determinação do ano anterior. Em decisão unanime de sua diretoria o Botafogo oficializou o seu afastamento do campeonato municipal de Utinga e teve apoio também de sua torcida.
A notícia do afastamento do Botafogo no campeonato de Utinga chegou até Wagner, cidade vizinha, alguns dias depois o presidente da Liga Cocadinha, convidou o Botafogo para participar do campeonato regional que a Liga de Wagner estava organizando, o convite foi aceito e o Botafogo teve uma brilhante participação neste campeonato, o convite foi estendido também a outros times de Utinga.
Este campeonato foi de nível técnico muito alto. O Botafogo escreveu todos os seus jogadores e teve como técnico Zito de Itaberaba e Edilson de Utinga.
O Botafogo com este time forte não deu chance aos adversários, na primeira fase ganhou de todos os adversários de goleada o único time que encarou o Botafogo de igual para igual foi o Flamengo de Andaraí, abrindo o placar com um gol de pênalti e o Botafogo só virou o jogo no final do segundo tempo com dois gols de Washington fechando o placar em 2 x 1 para o Botafogo.
Na semi-final o destino mandou o América de Utinga como adversário, é como se fosse uma oportunidade para o Botafogo se vingar da derrota no ano anterior no campeonato municipal de Utinga em 1987, e o Botafogo aproveitou a oportunidade e ganhou do América por 2 x 1 com gols de Edilson para o Botafogo e Jomário marcou para o América, para o torcedor do Botafogo o título perdido em 1987 a vingança estava realizada e foi comemorado como se fosse um título porque foi contra o maior rival de todos os tempos. Mas ainda faltava o principal a disputa da final e no domingo seguinte o Botafogo entrou em campo para decidir o titulo contra o Egito de Wagner que ganhou do Flamengo de Andaraí na semi-final.
O time do Botafogo era melhor tecnicamente que o Egito a diferença era muito grande, e no jogo final o primeiro tempo terminou 0,x,0, foi quando no intervalo o dirigente Edilson foi falar com Zito tecnico do Botafogo que ele tinha escalado o time errado em vez de colocar o time para frente colocou 3 volantes e o time ficou travado sem ofensividade e o Egito com apoio de sua torcida cresceu em campo e chegou a ameaçar a meta do Botafogo.
Foi quando Edilson falou para o Zito se o Botafogo perdesse este título ele era responsável pela derrota e que se fosse ele o técnico do Botafogo dava de 4 neste time. Zito não gostou e falou: então venha tomar conta de seu time, Edilson respondeu: não fale isso novamente não, porque eu assumo mesmo o time e Zito de cabeça quente repetiu o que já tinha dito e Edilson respondeu: pois agora eu sou o técnico do Botafogo e se a gente perder a culpa da derrota é só minha.
Em seguida ele reuniu o time em um espaço reservado explicou a situação para os jogadores e avisou que faria algumas modificações chamou Luiz Pé de Serra, pediu autorização para colocar Luizinho que tinha 17 anos autorização concedida, tirou um volante colocou o time ofencivo e com menos de 20 minutos já estava ganhando de 2 x 0 e sufocou o adversário não dado chance de reação ao Egito e no final do jogo o Botafogo foi aplaudido pela maioria dos torcedores.
O Botafogo é mais uma vez campeão e sua torcida fez a festa, quando a delegação chegou em Utinga seus torcedores receberam com manifestação de alegria e varam a madrugada comemorando.
Duas semanas após a final, o técnico do Botafogo Edilson que substitui o Zito recebeu um convite do presidente da Liga de Wagner Cocadinho, convidando o Botafogo para o jogo das faixas e o adversário foi o mesmo time da final o Egito. Por coincidência ou não o Botafogo ganhou de 4x0 o mesmo placar que Edilson falou para Zito que se fosse ele o técnico ganharia a final.
Após o jogo o Botafogo saiu novamente de campo aplaudido e o time adversário reconheceu a superioridade do Botafogo parabenizando os jogadores e sua diretoria, em seguida convidou o Botafogo para um churrasco levado a cerveja na sede do Egito foi um encerramento brilhante principalmente de todo o time do Egito e sua diretoria que reconheceu a superioridade do Botafogo sem revanchismo. A diretoria do Botafogo aproveitou a oportunidade para agradecer o presidente da Liga de Wagner na época o Cocadinha e seus diretores e todo o time do Egito juntamente com sua diretoria pela demonstração de esportividade educação e amizade, agradecemos também aos torcedores de Wagner pelos aplausos aos jogadores do Botafogo ao final de cada jogo. Além do título este carinho que o Botafogo ganhou da torcida de Wagner foi muito gratificante.
Camisa Título em Wagner 1988
|